segunda-feira, 8 de março de 2010
Refletindo sobre prosperidade e dinheiro
Observo pessoas usando a passagem bíblica sobre Lázaro e o rico, que encontramos em Lucas 16.31, com o objetivo de falar contra os pregadores evangélicos que ensinam sobre a riqueza e a pobreza. Estes críticos não demonstram aprofundamento nas Escrituras e nem aprofundamento sobre quem criticam.
É importante se posicionar contra todos os desvios doutrinários. Porém, de maneira completa. Tratar do tema indo do começo ao meio e o fim. Evitar que da manifestação surja interpretação errada daquilo que dissemos.
O resultado de manifestações superficiais é triste: quase sempre deixa pairado no ar a interrogação da ambiguidade. E por causa disso já ouvi quem relatasse que foi à igreja e voltou se sentindo pior do que quando entrou nela.
Sobre o dinheiro, é preciso esclarecer que não existe virtudes e nem defeitos nele.
• Dinheiro é bênção quando é fruto do trabalho honesto
"E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus" - Eclesiastes 5.19.
A prosperidade de Deus vem do trabalho.
Quando abrimos a Bíblia, logo no capítulo 1, vemos uma ação. Trabalho da criação! Deus trabalhando! Temos que ser imitadores de Deus e trabalhar também.
Mas, essa prosperidade bíblica não significa acúmulo de dinheiro. Há milionários que não são prósperos, pela perspectiva das Escrituras. São infelizes.
• Não podemos amar ao dinheiro
"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína" - 1ª Timóteo 5.9.
Aqui, neste versículo, está esclarecido que a condenação não recai sobre o fato de ser rico, mas se dirige contra a vontade de ser rico a qualquer custo, por todos os meios que aparecerem, seja por meio ilícito ou não, desonesto ou não, imoral ou não.
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" - 1ª Timóteo 6.10.
Por amar ao dinheiro, os avarentos assaltam e roubam, mentem, prostituem-se. Com dinheiro e amando a Cristo, pessoas abastadas ajudam a manter missionários em campo, sobrevivem bem e ajuda aos necessitados.
E.A.G.
_______
O artigo está liberado para uso, desde que citadas autoria e fonte . Postado originalmente no blog Belverede Fonte: ubeblogs
Nenhum comentário:
Postar um comentário